Você acorda em um dia, vivendo sua rotina normalmente e sente um enorme desconforto no caminho para o trabalho, suas mãos tremem, suam, respirar fica dificil, seu coração acelera intensamente e o chão parece que se abre sob o seus pés. Infelizmente, nos dias atuais sintomas como esses ligados à ansiedade são cada vez mais comuns. Então Vamos falar sobre ansiedade?

É algo que todo mundo sente de vez em quando, e faz parte da nossa reação natural. Mas, se não cuidar, pode virar um problemão e afetar a nossa qualidade de vida. Mas a boa notícia é que dá pra tratar! Pode ser com terapia, remédios ou até técnicas como meditação, ioga, mindfulness, fazer exercícios, comer bem, descansar estar atento com os gatilhos que despertam essas sensações. O mais importante é procurar um profissional especializado, porque só ele pode dar o diagnóstico certo.

A ansiedade manifesta-se como uma sensação de apreensão, nervosismo ou desconforto, que pode ser normal em certos contextos. Contudo, quando se torna excessiva e interfere na rotina diária, pode evoluir para uma condição psicológica.

As origens da ansiedade podem ser diversas, incluindo predisposição genética, influências ambientais, histórico familiar, estresse, demandas do mundo contemporâneo, entre outros fatores. Os sinais de ansiedade podem se manifestar fisicamente, como dificuldade para respirar, vertigens, sudorese, aumento da frequência cardíaca e/ou tremores. Além disso, pode impactar a mente e o desempenho de várias maneiras.

 

Na terapia, você vai trabalhar junto com o psicólogo para entender as possíveis causas da sua ansiedade. Você pode falar sobre suas preocupações, medos, inseguranças e o que espera alcançar com o processo. Além disso, é importante discutir como a ansiedade impacta a sua vida. O terapeuta pode sugerir alguns exercícios para você fazer durante a semana ou incentivar reflexões sobre seus comportamentos em uma conversa.

O autoconhecimento é uma parte fundamental do processo. Você vai identificar quais são os seus gatilhos e reconhecer suas qualidades. Assim, vai se sentir mais preparado e confiante para desenvolver suas próprias estratégias para lidar com a ansiedade no dia a dia. As sessões podem durar o tempo que for necessário até você se sentir mais à vontade para enfrentar os desafios que antes eram intimidantes.

A terapia é indicada para qualquer pessoa, independentemente da idade ou origem. Não existem restrições para explorar seu interior e aprender a viver de forma mais leve.